Conheça nosso Grupo De Estudos!



IPv6 - que bicho é esse?


O IPv6 nada mais é que a versão 6 do Protocolo da Internet(Internet Protocol - o famoso IP). A versão atual mais utilizada é a 4 (IPv4). 
Com o advento da internet nos últimos anos, aumentou tanto o número de sites, redes e dispositivos conectados á mesma que o número de endereços dado pelo IPv4 se tornou insuficiente. Como, diferentemente do IPv4 , que só se utiliza de combinações de números para construir os endereços, o IPv6 se utiliza dos hexadecimais, proporcionando assim, um número muito maior de endereços disponíveis.



O IPv6 foi oficializado em 2012, mas será implantado aos poucos na web. Já existem muitos sites com versão IPv4 e IPv6 concomitantes, e muitas prestadoras de internet já fornecem o serviço de IPv6 nativo.
Para navegar com IPv6, você poderá fazê-lo de duas maneiras diferentes:
1-Nativo: verificar com a sua operadora de internet se você já tem ou pode adquiri ou serviço de IPv6. Ativando-o no seu roteador, você já poderá abrir sites com endereço IPv6.
2-via tunel: é uma espécie de "atalho" para acessar sites IPv6 caso seu provedor ainda não tenha o serviço de IPv6. É o caso do Teredo , um túnel utilizado para IPv4 X IPv6.
Para realizar as configurações que permitem IPv6 no seu computador, basta seguir as instruções do site oficial IPv6: http://ipv6.br/post/ative-e-use-o-ipv6/