Conheça nosso Grupo De Estudos!



Opt-Out de Marketing



Todos já sabem que enquanto estamos navegando no facebook, pesquisando no google, etc nossas informações estão sendo monitoradas para serem vendidas (a quilo) em redes de marketing do mundo inteiro. 

Também sabemos que desabilitar javascript e cookies do browser, mascarar o IP, etc podem ser inconvenientes para o dia a dia. 



Assim, porque não utilizar alternativas mais leves para começar a cuidar melhor de nossa privacidade ?

Em um nível não crítico, o uso de plugins para o browser (Ghostery, por exemplo) podem ajudar a impedir que propagandas e scripts de analise de trafego de serem executados, mas uma outra ferramenta ainda mais poderosa que pode ser utilizada é a solicitação de saída das listas de propagandas e conteúdos baseados em perfil de utilização. A isso se dá o nome de "Opt-Out de Marketing".

Opt Out é o pedido de cancelamento do cadastro para não ter mais seus dados utilizados na exibição de propagandas direcionadas. É como se você dissesse para as empresas: podem me rastrear se quiserem, mas eu não quero receber propagandas com os dados coletados. Isso, feito em escala, faz com que as empresas percam, um pouco, o interesse nos metadados coletados.

Para solicitar o Opt-Out do facebook, google e outras muitas plataformas é necessário acessar o site do "aboutads" que é um site mantido pela Digital Advertising Alliance (“DAA”), órgão americano que juntamente com as Telecoms de lá seguem uma série de regras (veja mais aqui https://www.ntia.doc.gov/files/ntia/daa_comments_to_ntia.pdf).

Para sair da lista de propagandas personalizadas baseada em metadados, acesse o site abaixo e solicite sua exclusão:
http://www.aboutads.info/choices/

E recomendamos também que solicite ao Google, não mais coletar algumas informações suas (sim o site é da romania):

https://consent.google.ro/ui-browser/?continue=https%3A%2F%2Fwww.google.ro%2Fwebhp%3Fie%3DUTF-8%26rct%3Dj%23cns%3D1&origin=https%3A%2F%2Fwww.google.ro

E finalmente, se você usa chromium, chrome e derivados, existe um plugin de opt-out desenvolvido pelo próprio Google, para não cair nas estatísticas do google analytics.

https://tools.google.com/dlpage/gaoptout?hl=pt-BR