Conheça nosso Grupo De Estudos!



Um programador automatizou seu trabalho e passou 6 anos sem fazer nada



Inteligente ou preguiçoso? Um programador postou no Reddit uma história bem curiosa. Logo após ele se formar, ele começou a trabalhar, há seis anos, em uma empresa na época em que ela era uma pequena startup e que agora é possivelmente uma das gigantes de tecnologia no Vale do Silício.

Seu trabalho era testar o que os outros programadores faziam. A área é chamada de Quality Assurance (basicamente, verificação de qualidade), e o pessoal da área valida, por exemplo, se um campo de data aceita apenas datas e não texto, se campos de texto permitem SQL Injection, se os usuários possuem acesso a determinado recurso, se um botão está realizando a tarefa esperada, se a resposta do sistema está correta e afins.

Como tal trabalho é bem rotineiro e, de certa forma, repetitivo, o programador percebeu após 8 meses que tal repetição poderia ser resolvida com algo simples: ele programou um programa que automatizava suas tarefas.

O erro do programador não foi desenvolver tal programa, o erro foi não contar aos seus superiores. E passou seis anos dentro da empresa jogando League of Legends, navegando pelo Reddit, indo para a academia ou qualquer outra coisa que desse na telha. Como os testes funcionavam sem problemas toda vez que precisavam dele, nunca ninguém reclamou.

Acontece que alguém descobriu o que ele vinha fazendo e o demitiram na hora. O pior de tudo? Após passar tanto tempo sem fazer nada, ele esqueceu tudo que sabia de programação. Hoje, o programador tem 28 anos, mais de 200 mil dólares em sua conta bancária, e agora ele quer férias e tempo para repensar um pouco da vida.

Ele pode até ser preguiçoso, mas se ele estudar bem e (re)aprender programação, é bem possível que ele consiga algo na área de automação. Quem sabe não arruma um emprego no IFTTT?

Via: TecnoBlog