Conheça nosso Grupo De Estudos!



Diferenças entre Proxy e VPN


As vpns e proxys  tem bastante  popularidade, principalmente após o escândalos de espionagens  de 2013 entre outros. De lá para cá, a oferta de provedores VPNS e Proxys cresceu exponencialmente e atualmente temos várias alternativas à nossa disposição, porém, isso não significa que tudo o que é ofertado na internet afora é seguro e merece confiança. Alguns serviços de VPNS mantêm extensos logs com o registro de todas as atividades dos computadores dos usuários, o que põe em risco a segurança e privacidade dos mesmos. O que tecnicamente deveria ajudar a proteger o usuário acaba se voltando contra ele, pondo em risco sua identidade. Devemos começar pelo básico, qual a diferença entre Proxy e VPN?



O que é servidor Proxy?


Os  proxy (tecnicamente um proxy aberto) são computadores que atuam como um intermediário entre a Internet e o computador. Qualquer tráfego percorrido através de servidores proxy será originado a partir do endereço IP dele, em vez de seu computador. Ao contrário de VPN, os  proxy não têm recursos reservados para criptografar o tráfego que passa por eles e, sendo assim, são capazes de aceitar conexões simultâneas de vários usuários ao mesmo tempo. Os  proxy geralmente se comunicam com a Internet com HTTP ou SOCKS.


Tipos

Proxy HTTP

O protocolo HTTP é projetado para interpretar o tráfego a nível HTTP.  Isso significa que eles não são capazes de lidar apenas com o tráfego com URLs que começam com SHTTP: // ou http:// , mas eles são igualmente eficazes para navegar na Web, porém, uma vez que esses servidores não fazem nada mais do que lidar com as solicitações HTTP, eles tendem a serem mais rápidos do que seus servidores VPN habituais ou proxies SOCKS.
Os proxys HTTP são mais baratas e são igualmente eficazes em ocultar seu IP de verificações básicas, o que as tornam a opção perfeita para acessar sites com restrição geográfica e criações de conta.

Proxy SOCKS

Os Proxy SOCKS não interpretam o tráfego de rede, isso  os torna muito mais dinâmicos, porém mais lentos . A maior vantagem do protocolo SOCKS é que ele suporta qualquer tipo de tráfego de Internet, incluindo SMTP e POP3 para e-mails, bem como FTP e arquivos torrent, mas uma de suas maiores desvantagens são suas questões de segurança que são mais ou menos as mesmas que o HTTP.

Sites para Proxys:

http://proxylist.hidemyass.com/
http://www.proxy4free.com/
https://btguard.com/

VPNs

Ao contrário dos proxys, as VPNs  criam túneis criptografados entre o servidor host e o computador. Os seus endereços IP e atividades permanecem ocultos utilizando uma criptografia de 128 bits ou 256 bits..
As VPN têm a possibilidade de rever seus registros on-line. Uma boa VPN tende a evitar o registro, tais como os detalhes. Não é necessário dizer que compromete as atividades do usuário, e o que eles têm feito online não condiz com o propósito principal de usar uma rede VPN.
Para usar uma VPN, você normalmente precisa fazer o download e, em seguida, instalar um cliente VPN, mas os usuários têm a opção de configurar seus computadores ou dispositivos móveis assim de algumas vezes alterar o nível de criptografia . Depois de tudo estiver configurado, toda e qualquer atividade na Internet, independentemente do programa que você pode estar usando, será encaminhado através da VPN com segurança.
O maior problema  de um servidor VPN é que eles são relativamente caros. E além  disso, algumas VPN podem restringir a navegação.



Conclusão


Agora cabe a cada usuário ver suas necessidades em relação a segurança e determinar qual para si é mais seguro a utilizar, porém de uma perspectiva é dizer que os servidores VPN são superiores aos seus proxies cotidianos. Não  apenas são altamente eficazes, mas são os melhores no que fazem garantindo uma conexão criptografada, e sendo uma maneira ainda melhor de ignorar a limitação de ISP.


Indicação de VPNs:

Vyper
Vp4all

Créditos das imagens: http://canaltech.com.br/materia/protecao-de-dados/afinal-de-contas-qual-a-diferenca-entre-proxy-e-vpn-62225/