Conheça nosso Grupo De Estudos!



Apresentação: O que é o Projeto Vision?

Vivemos um momento em que nossos discursos se tornam cada dia mais elaborados, mas muitos deles se tornam descolados da prática. Temos pensamentos elaborados e leituras de mundo complexas que não conseguem fazer um caminho até o cotidiano das pessoas, de modo que se desperdiça energia e tempo com pensamentos que não se aplicam. Da mesma forma, temos práticas que sem apoio numa teoria ou propósito bem elaborado acabam ficando vazias e sem sentido. Reproduzimos no "modo automático", porque alguém fez antes de nós, então continuamos a fazer.

Dentro desse cenário, encontramos um outro problema, que é cada dia mais acesso à informação através de mídias variadas, porém por um público que não aprendeu a estudar e pesquisar de maneira autônoma e independente. A internet é uma mídia, sujeita aos interesses e controles por parte de grupos como qualquer outra mídia. Mas a sensação de termos sempre muitas opções nos faz sentir livres e não percebermos que nosso pensamento, na rede, também pode ser direcionado.

É dessas preocupações, sobretudo, que nasce o Projeto Vision. Ele é o esforço conjunto de colaboradores da Ideia Anonymous para produzir material livre e independente, tentando conectar o mundo das ideias ao cotidiano das pessoas. Pretendemos promover um ambiente virtual de reflexão aprofundada, mas voltado à aplicação pelas pessoas, e que isso resulte numa cultura de livres pesquisadores e pensadores.

Num mundo em que conhecimento é poder, quebrar as estruturas tradicionais, verticais e institucionais do conhecimento é enfraquecer as estruturas de controle e dominação. Entre os nossos principais objetivos estão:

Desenvolvimento Crítico: Dar condições para que as pessoas consigam analisar a realidade em que estão inseridas criticamente. Não apenas a partir de pontos de vista apresentados por outras pessoas, mas construídos por elas próprias.

Emancipação Política e Midiática: Promover independência de pensamento, realizar leitura crítica das mídias a partir dos contextos em que estão inseridas e dos grupos que representam. Amadurecer o modo de pesquisa das pessoas, de modo que elas compreendam o que é uma linha editorial, as relações entre mídias, corporações e indivíduos políticos. Ampliar o modo de estudo e busca na internet para que não fique restrito aos mesmos meios da grande mídia em suas versões digitais.

Criação de Conteúdo Livre e de Qualidade: Produzir material atualizado que possa introduzir assuntos de maior complexidade. Buscar informações atualizadas e apresentar questionamentos de diferentes campos de estudos sobre o senso comum. Por fim, fazer materiais "base" para fortalecer grupos ativistas e dar maiores condições de ação a coletivos de ação popular.

Atualmente, trabalham efetivamente pelo projeto a Lacking Faces e a Anonymous FUEL, mas o projeto é aberto à colaboração de quem manifestar interesse. Se você acredita que pode contribuir ou compor material, entre em contato com uma das equipes e veja qual é a melhor forma de ajudar.

Pela liberdade de conhecimento e despertar crítico da autonomia, somos um!