Conheça nosso Grupo De Estudos!



Como aprender a programar ?

 

     Falaremos hoje de um tema que surgiu nos comentários de alguns membros de nosso canal de comunicação no Discord. Ocorre que, diariamente,tratamos de diversos temas e assuntos. Porém, um dos diálogos mais recorrentes (e, por isso, nos chamou a atenção) foi a vontade das pessoas em aprenderem a programar. Também notamos que na maioria das vezes as pessoas penam muito pela falta de conhecimentos básicos no que se refere a programação. Recebemos com frequência alguns questionamentos como: “qual a melhor linguagem para eu iniciar?", "qual melhor editor de textos", "eu já li muitas apostilas de programação e ainda assim não entendo nada. por quê?", "o que é uma linguagem de programação?”.
     Assim, decidimos escrever esse artigo para vocês que desejam adentrar no mundo dos códigos de programação e ainda estão um pouco perdidos, sem saber por onde começar e o que realmente devem estudar.
     A primeira coisa que deve ter em mente quando se deseja aprender a programar é que a prática constante de exercícios é o que vai te tornar um programador, pois só se aprende a programar programando, e quando falamos programando é trabalhando e se familiarizando com códigos mesmo, escrevendo-os (de preferência todos os dias, pois assim como na matemática, não adianta decorar a fórmula se você não sabe aplicar). Citamos a matemática aqui, porque em programação ocorre o mesmo: não adianta decorar todos os “comandos” de uma linguagem se você não sabe “aplicá-los”. A segunda coisa que se deve ter em mente é que um programador não é um gênio da informática, nem um hacker e muito menos um ser de outro mundo. Na verdade, um programador é alguém que estudou muito e aprendeu a se comunicar com e através do computador, a “falar a sua língua "(como costumamos dizer). A terceira, e não menos importante, é que realmente não é difícil aprender a programar, mas isso exigirá DISCIPLINA de sua parte, para que você possa fixar adequadamente as informações (a parte dita teórica) e exercitar exaustivamente sua prática/aplicação. 
     Compreendido isto, sigamos para a próxima parte. Para aprender a programar, você precisa compreender o que é uma linguagem de programação.

        Uma definição bem genérica do que seria está linguagem é: “linguagem de programação nada mais é do que um conjunto de palavras que o computador entende, ou seja, um conjunto de instruções que o processador interpreta e executa”. Desse modo, perceba que usamos a palavra instruções, porque é exatamente isso que se faz quando se programa, dá-se instruções para o processador fazer o que queremos que ele faça. Partindo disto, chegamos no primeiro conteúdo que você deve se dedicar a estudar: Algoritmo.
     Algoritmo nada mais é que uma sequência finita de passos para que se chegue a um determinado fim. Em síntese, toda linguagem de programação trabalha com algoritmo. Mas por que estudar algoritmo? Porque você só vai conseguir compreender como uma linguagem de computador trabalha se estudar algoritmo.
     Não adiantaria digitar códigos em uma linguagem se você não compreende como um programa funciona, e é justamente aprendendo algoritmo que você conseguirá ter esse conhecimento fundamental.  Porém,  como nosso objetivo nesse post não é ensinar aos leitores e leitoras a programar, mas sim ajudá-los fornecendo informações básicas e importantes para aqueles que desejam aprender, fiquem cientes de que antes de estudar qualquer linguagem, devem aprender algoritmo.
     Após estudar os algoritmos, podemos seguir para o segundo passo: a LINGUAGEM. A escolha da linguagem é um passo muito importante para quem está aprendendo a programar, pois muitas pessoas, no inicio de seu aprendizado, cometem um erro fatal que pode ser a origem de uma futura desmotivação, levando o estudante à desistência. Esse  erro consiste na escolha de uma linguagem complexa demais, como Java. Se você está aprendendo a programar, aconselhamos a não escolher Java logo de início. 
     Então que linguagem escolher? Ora, primeiro deve-se decidir para que plataforma deseja aprender a programar: Web (aplicativos para internet, sites etc) ou Desktop (aplicativos para computador).
     No primeiro caso você deve, obrigatoriamente, começar estudando HTML (que não é uma linguagem de programação e sim de marcação de textos). Portanto, quando estiver escrevendo códigos em HTML esqueça o que aprendeu de Algoritmo. Após HTML, você deve aprender CSS (que é uma linguagem de estilos em cascata e serve para dar beleza a seu site) e só depois partir para o estudo de PHP para dar interações às suas paginas HTML. Já no segundo caso, se você quiser aprender a construir aplicações desktop, escolha a linguagem C.
     Por que o C? Porque C é uma linguagem que tem uma sintaxe relativamente simples se comparada com linguagens tipo Fortran, Ruby, Java e outras, isso sem mencionar o fato de que C é uma linguagem que tem algumas peculiaridades. Uma delas é a de lhe garantir total liberdade na hora de programar, contando com comandos curtos. A maioria dos comandos básicos é quase como escrever em inglês, sem mencionar o fato de a maioria das linguagens existentes hoje no mundo serem baseadas em C. Assim, após você aprender C será muito mais fácil aprender novas linguagens, pois essas geralmente utilizam os mesmos comandos do C com algumas variações. Se você já escolheu sua linguagem, agora baixe uma apostila bem básica sobre o conteúdo (Linguagem) que deseja (OBS: estamos trabalhando para colocar uma biblioteca no ar para vocês) e comece aos poucos a programar, escrevendo códigos diariamente, pois como dito no inicio, o bom programador só aprende a programar programando. Comente seus códigos, invente códigos, e aos poucos irá evoluir como programador. Tenha em mente que, nesse processo evolutivo, nem tudo serão flores, mas se realmente houver dedicação de sua parte e se realmente gostar do que faz, se tornará sim um bom programador.
     Por último, não se a tenha apenas a linguagens e programação. Estude informática, tente aprender como funcionam os computadores, leia sobre arquitetura de computadores, servidores web, se afunde no mundo de TI, das novidades, pois um programador não é feito só de linguagem e códigos, mas sim de muito estudo que tenha grande abrangência em toda a área da informação. Mantenha-se informado e tente aprender novas linguagens sempre que possível. 
     Esperamos ter esclarecido algumas dessas perguntas que nos foram enviadas por vocês. Caso haja sugestão de temas e tópicos, favor envie-nos e-mail e tentaremos responder em um tópico futuro. 

E-mail de contato: suporte@lackingfaces.org

Aqui está alguns links para consultar: