Conheça nosso Grupo De Estudos!



Privacidade Digital

   
 
    A internet é um meio de comunicação bastante eficiente e diversificado, onde qualquer pessoa pode criar seu espaço para, a partir de se fazer conhecer ou interagir socialmente com o meio digital, tendo a liberdade de ser ou fazer aquilo que bem entender de acordo com o nível de conhecimento do usuário. O problema é que esta liberdade de possibilidades tem suas consequências: assim como no mundo real, a internet também tem seus perigos e que requer cuidados e atenção. Alguns deles dizem respeito à sua intimidade, a privacidade e a integridade de modo geral. Para ajudar em relação a sua segurança na web, irei apresenta a seguir algumas dicas simples, mas importantes para a sua privacidade digital.
     Abordar o que é privacidade é muito complexo, porém, no contexto do tema abortado neste texto, podemos definir a privacidade como o poder que outro usuário tem a partir da disponibilização de suas informações, de forma a impedir que estes dados acabem informando detalhes muito íntimos sobre a sua vida ao ponto de expô-la indevidamente e causar problemas e difamar sua integridade.
Como você reagiria se alguém te parasse na rua e te fizesse perguntas íntimas sobre sua vida e seu dia a dia particular?  Essas informações são muito particulares e, uma vez que as intenções da pessoa não são boas, você tentara sair ou encerrar a conversa ou manter seu anonimato. Você está certo em agir assim, afinal, para que pessoas ou instituições com intenções suspeitas tenham êxito em suas ações, é necessário obter o máximo de detalhes de sua vida. O grande problema é que nas ruas tomamos os devidos cuidados, mas na internet quase todas as vezes acabamos fornecendo estas informações de forma fácil.                                          
     E como se isso já não fosse suficiente, há mais um fator perturbador: o que você expõe sobre si na internet pode ser acessado por um número muito grande de pessoas ou organizações, sem permissão ou proteção. Por isso, é necessário ter cautela e agir em prol da sua privacidade on-line. Bom agora vamos as dicas. De início devemos abordar a questão das redes sociais que é um grande problema quando pensamos na questão de privacidade digital, pois muitas vezes abrimos mão daquilo que nos é íntimo em troca da diversão ou conforto de um sistema ou aplicativo e quase sempre deixamos de ler as políticas de privacidade e de contrato de registro.
     Não há um problema complexo em manter redes sociais tanto o facebook, google, twitter entre outras, mas toda ação na web seja em rede social ou em qualquer registro que irá fazer deve se ter bom senso, nas informações que o sistema coleta e nas informações que você irá abordar sobre sua vida nesse aplicativo ou rede social, por exemplo pessoas que informam sobre onde está atualmente, onde estará em tal horário, o que está fazendo, para onde está indo, deixa histórico de locais favoritos ativado, essas informações permitem uma pessoa má intencionada criar um perfil histórico e agir de acordo com os locais cujo você frequenta. Por tanto tenha cuidado e restrinja o acesso ás informações de localização apenas para pessoas que você realmente confia e evite fazer uso dos famosos “check-in” que publicam sua localização atual ou tirar fotos e publicando de forma pública.
     Em relação as fotos e vídeos, esses dados podem relevar muito sobre o usuário em amplos aspectos, como locais onde moram, quem são familiares, situação financeira, fotos de carro onde mostram a placa, isso é muito complexo pois permite também uma elaboração mais complexa de seu perfil, além do mais as fotos que fazem registro de sua localização.
     Algumas redes sociais possuem sistemas de configuração de privacidade o que ajuda a minimizar a exposição clara de dados, isso é fundamental fazer uso de ferramentas que visam minimizar que seus dados fiquem expostos a qualquer usuário. Outro grande fator de exposição de dados e quando há brigas de forma pública em redes sociais, ou seja, qual for o método que faz uso da web, pois isso pode sujar sua imagem e revelar padrões de sua personalidade, além de poder ser usados contra você de forma judicial. Outro fator que contribui na segurança a mudança constante de suas senhas seja ela de uma rede social ou conta web, levando em conta que a senha pessoal pode ser descoberta de diversas mineiras sendo ela por phishing, Keylogger, malware, falhas em sistemas que você possui e faz uso, situações de pessoas que caem em ataque phishing e algo muito corriqueiro principalmente, então tenha atenção ao olhar detalhes da página que acessa verificar se a ícones e a formatação do site está correta observar se a autenticação ssl (cadeado verde na url do site) está ativo para garantir a autenticidade do site e de seus dados.
     Também vale lembrar jamais use uma única senha para todas suas redes sociais ou aplicativos de preferência use uma senha para cada, claro é um pouco complicado mais quando se fala em segurança um esforço é muito valido.
Tenha cuidado em sites que você não costuma acessar, sempre fique de olho em url desconhecidas caso algum arquivo baixe ao acessar um site verifique antes de executar e se não tiver certeza do download delete o, cuidado redobrado onde clica e principalmente quando abordamos a questão de e-mails cujo recebe muitos Spam e páginas falsas onde pessoas constantemente acabam caindo em armadilhas.
     Nas compras online, o cuidado é redobrado, por mais que seja uma forma confortável de se comprar, o perigo com seus dados financeiros e realmente alto, sempre prefira lojas já conhecidas, e que possuem altos índices de avaliação positivas, e que já estão a um bom tempo no mercado web, também sempre leia as declarações de privacidade referente a seus dados que serão armazenados durante a compra e seu registro, e sempre verifique a criptografia do site que é o ssl (o cadeado verde)
     Voltando a ideia dos laços sociais na web, é importante ressaltar a necessidade de não adicionar qualquer um em seu meio íntimo, a pessoa a primeiro momento pode parecer legal e ter acesso a suas informações particulares, mas é o amanhã? Pode parecer paranoia, mas após uma briga a pessoa pode revelar suas intimidades e toda sua precaução pode servir para nada, por isso só mantenha pessoas que você confia plenamente. Em nosso dia a dia, quando estamos sem aquela 3g que nos ajuda muito, acabamos aderindo a locais com wi-fi público eis um grande problema, é muito problemático pois seus dados podem estar sendo analisados por quaisquer pessoas conectadas na mesma rede e nisso você ficaria muito exposto.
     Sempre que for usar wi-fi em um local público verifique de usar uma aba anônima e de usar apenas navegadores conhecidos ou se tiver conhecimento faça um de um pen drive com um bot Linux, o que lhe facilitaria no quesito segurança, lembrar sempre de sair de suas redes sociais e sempre verificar se não está esquecendo pen drive ou algum cd particular isso e fundamental, além de apagar seus históricos de uso referente ao navegador utilizado.
     Faça sempre uso de um bom antivírus, sempre mantenha seu sistema atualizado para corrigir possíveis falhas, faça escaneamento sempre que possível pois a malwares que exploram falhas de segurança de seu computador sendo que sempre possuem a finalidade de coletar dados.
Outra observação referente a exposição de dados, e um método conhecido como google hacking que com buscas especificas e palavras chaves é possível achar informações de pessoas e documentos de forma objetiva, muitas pessoas ao comprarem um domínio não ativam sua proteção de privacidade e seus dados ficam disponíveis para qualquer um que analise seu domínio.
    A também a questão de metadados, coletados através de análise de tráfego de usuários, principalmente usuários de rede social como facebook que coleta de forma publica os dados de navegação do usuário, grande parte desses dados são utilizado por empresas para campanhas de marketing e por pessoas com intenções maliciosas a fim de desenvolver o que chamamos de engenharia social sobre a pessoa e conseguir informações abordado assuntos e particularidades de interesse do usuário que foram coletados através de dados e do perfil que abordei durante o texto.
     E por último, algo muito necessário no quesito de privacidade, é o uso de vpn, que garantem ao usuário uma forte segurança durante a navegação sendo uma sigla, em inglês, para “Rede Virtual Privada” e que, como o nome diz, funciona criando uma rede de comunicações entre computadores e outros dispositivos que têm acesso restrito a quem tem as credenciais necessárias, recomendaria as melhores abaixo.

Agora irei abordar ferramentas que ajudam a minimizar sua exposição de dados de forma explicita na web.

VPN

http://www.vpn4all.com/

http://www.cyberghostvpn.com/en

https://www.totalvpn.com/

https://www.goldenfrog.com/vyprvpn

Antivírus

Recomendo Bit Defender ou Kaspersky e  firewall Comodo.

Tor

Desenvolvido como um projeto de pesquisa da Marinha americana, o  tor virou um projeto livre que ajuda a proteger a localização dos internautas. Depois de instalar o aplicativo no computador, o usuário pode acessar a internet por meio de "túneis virtuais" que não permitem que ninguém intercepte sua navegação ou determine onde ele está ou de onde publicou determinado conteúdo.
Tor não permite esconder, no entanto, a identidade do usuário na web. É uma combinação entre ferramenta e usuário que irá permitir uma boa segurança.

Site: https://www.torproject.org/download/download.html.en

Cyphr

O Cyphr é um sistema de mensagens criptografadas simplificadas, onde garante a segurança da conversa do usuário e possuem a política de não armazenar logs dos usuários.

Site: https://www.goldenfrog.com/BR/cyphr


HTTPS Everywhere

É uma extensão gratuita e disponível para o navegador Firefox, da Fundação Mozilla, e permite que o usuário acesse a versão segura de todos os sites na internet, ou seja, as que possuem a URL iniciada por https. Isso previne que as informações enviadas entre o computador do internauta e o servidor onde o site está hospedado sejam interceptadas por terceiros.

Site:https://addons.mozilla.org/pt-br/firefox/addon/https-everywhere

TOSBack

 O TOSBack alertar os usuários sobre mudanças nos termos de uso de sites como Facebook, Twitter e outros, que podem mudar sem aviso prévio.
É muito útil, por exemplo, para notar mudanças importantes, como o compartilhamento de informações de usuários de dois serviços mantidos pela mesma empresa.

Site: https://tosback.org/

SpiderOak

SpiderOak é uma espécie de nuvem fortificada. O serviço de armazenamento online é em tudo semelhante a Dropbox ou Google Drive, com a diferença de que inclui medidas de segurança reforçadas, para garantir a privacidade dos utilizadores. Eles levam a privacidade de tal maneira a sério que a empresa não guarda registros da sua password. Se a perde, não há maneira de entrar sem ela.

Site: https://spideroak.com/

ProtonMail

Um sistema de e-mail criptografado, com tecnologia de ponta a ponta, as mensagens são armazenadas em servidores ProtonMail em formato criptografado eles também são transmitidos em formato criptografado entre nossos servidores e dispositivos de usuários

Site: https://protonmail.com


Artigos que recomendo a leitura

http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=7967

http://www.webartigos.com/artigos/direito-de-privacidade-e-internet/18959

http://www.sociedadeinternacional.com/privacidade-seguranca-internet