Conheça nosso Grupo De Estudos!



Acesso Root no Android



Todo mundo já ouviu falar sobre Root no sistema operacional Android, mas muitos não fazem a menor ideia do que isso significa.
Nessa matéria vamos abordar esse assunto de forma bem superficial, de modo que fique bem fácil entender.
Root por sua vez, significa raiz e sim, ao pé da letra, é o enraizamento do usuário comum ao sistema operacional, tornando-o superusuário.

Como assim superusuário?
Diferente do usuário comum, o superusuário tem acesso as pastas que estão enraizadas no Android, permitindo aos que possuem conhecimento, melhorar o desempenho do celular, excluir aplicações indesejadas que vêm tanto do fabricante ou até mesmo das operadoras, instalar aplicativos que funcionam somente com permissão a raiz e outras inúmeras possibilidades que são vedadas quando o celular está configurado para bloquear o enraizamento.

Muito bacana, mas isso é um benefício?
De certa forma sim, pois pra quem gosta de pentest, por exemplo, o Android possui ferramentas do tipo, entretanto elas necessitam da permissão do superusuário. Há também os usuários que utilizam dessa permissão para burlarem jogos, aplicativos, etc.

Isso me parece ser muito vantajoso, mas... pode trazer algum malefício?
Sim pode, e é também considerado um problema quando nós concedemos essas permissões à raiz. Embora todos nós sempre temos escutado, quem faz a segurança é o próprio usuário, é aí que mora o perigo. Quando não sabemos o que é, pra que servem, quais benefícios temos, quais os ricos e como fazemos, podemos nos tornar alvos de pessoas más intencionadas.

Alvo, impossível, como eu seria um alvo?
Há pessoas que se aproveita desses benefícios para usarem a favor delas, mudando assim, a visão do Root como benefício para uma falha, criando ou modificando aplicativos que por sua vez têm a intenção de te entreter e coletar suas informações. Isso ocorre nas permissões que você concede ao instalá-los, ou seja, permissão para acesso a câmera, a lista de contatos, fotos, não obstante, há exploits que ganham poder maior com essas permissões, podendo assim, serem extraídas informações íntimas do alvo.

Então fazer ou não fazer Root no meu sistema Android?
A decisão cabe a cada um de vocês leitores sempre tendo consciência dos riscos e consequências que o enraizamento pode trazer. Buscar conhecer a procedência das fontes que vocês utilizam para baixar aplicativos, e saberem os efeitos que cada permissão concedida causa, é extremamente importante pra que vocês sejam superusuários sem dores de cabeça, portanto se o fizerem, usem com moderação!