Conheça nosso Grupo De Estudos!



O FANTÁSTICO MUNDO DOS EDITORES DE IMAGEM DO LINUX



Certamente você já se deparou com muitos editores de imagem, do mais básico Paintbrush- ou simplesmente Paint - aos Photoshops e Corel Draws e suas complexidades.
Mesmo que alguns possuam versões acessíveis- como os executáveis do Photoshop CS- eles apresentam muitas limitações, como cobrarem muito desempenho do seu computador, bem como, não conseguir usar alguns deles se for um usuário de Linux (não, não é recomendável tentar rodar um Corel Draw no Wine...).

Lá vão os mais conhecidos:

1- GIMP - GNU IMAGE MANIPULATION PROGRAM:
Muito conhecido tanto pelos usuários de Linux quanto pelos de Windows, é um substituto razoável para o Photoshop, com muitas ferramentas de efeitos, entre outros. Fácil utilização que permite de montagens simples a mais complexas, envolvendo camadas.
Disponível para Linux, Windows e Mac OSx:
Site: https://www.gimp.org/

2- KRITA:
Um pouco mais popular entre os usuários de Linux, já que começou como um item da suíte KDE- Konqueror. Cobra um pouco menos de desempenho do computador, porém, é mais complexo no uso. Permite modificações avançadas na imagem, se aproximando um pouco mais do Photoshop que o GIMP. Disponível para Linux, Windows e Mac OSx:
Site: https://krita.org/en/download/krita-desktop/

3- XFig:
Bem antigo e velho conhecido dos usuários mais antigos de Linux, principalmente de distros antigas, como Debian e Slackware, onde ele já vinha incluso. Mais utilizável para figuras geométricas e precisas, e exige muita habilidade do usuário com ele, já que sua interface não é amigável.
Site: http://epb.lbl.gov/xfig/frm_introduction.html

4- ImageMagic:
Outro editor de imagens que permite modificações razoavelmente avançadas, mais conhecido também dos antigos usuários de Linux. Um pouco mais amigável que o XFig, o diferencial dele é permitir manipulação de imagens via linha de comando.
Disponível para Linux, Windows e Mac OSx:
Site: http://www.imagemagick.org/script/binary-releases.php

5- InkScape:
Um dos mais avançados editores de imagem livres, chega a se aproximar do CorelDraw, por permitir manipulação de imagens vetoriais.
Disponível para Linux, Windows e Mac OSx:
Site: https://inkscape.org/en/