Conheça nosso Grupo De Estudos!



Coisas que você não sabia sobre o Android


O sistema operacional Android, pode ser encontrado atualmente em vários dispositivos sendo eles em smartphones, tablets, netbooks, relógios e objetos domésticos com a IoT (internet of things - internet das coisas). Ele é um sistema baseado no kernel do Linux e seu desenvolvimento é feito pelo Open Handset Alliance, ou seja uma união entre várias empresas, inclusive o Google.
Baseado no sistema operacional Linux, o Android foca em funcionar com o mínimo de recursos possível para manter seus serviços básicos funcionando e rodar as aplicações do usuário. Sua função seria gerenciar os processos dos apps e do hardware como num PC em bom funcionamento e altamente otimizado.

O Android é um sistema operativo de baixo custo e alto poder, o sistema em si funciona em arquiteturas ARM, x86_64 e x64 e MIPS sendo hoje em dia crescendo cada vez mais dispositivos com arquitetura de 64 bits com memória RAM acima de 4GB e até processador com vários núcleos, tudo funcionando na palma da sua mão!

Para um usuário comum isso não deve fazer muita diferença, mas vamos lembrar um pouco de história.

História do Mascote 



Você sabia que o mascote Android, não era assim? Ele antes era bem estranho com formato bem desforme, mas houve uma mudança e Irina Blok foi convidada para dar uma nova cara a esse símbolo que mundialmente se tornaria uma eterna marca que ao ver o nome já vem a imagem, o projeto dela era criar algo simples e intuitivo, que pudesse ser sempre mudado como o próprio sistema.

Timeline

ENIAC



Um dos primeiros computadores, financiado pelo exército, o ENIAC criado em 15 de fevereiro de 1946 podia fazer cálculos 2400x mais rápido que um humano, isso parece muita coisa, mas hoje em dia um computador normal com 2.2GHZ de clock num processador pode fazer até 5.25 GFlops, isto é, 1,052×10¹² cálculos por segundo aproximadamente num sistema operacional de 64 bits, o que é bem comum hoje em dia.

Unix e Linux

Linux é um UNIX - Like, isto é, similar ao Unix que por sua vez é um sistema operacional modulado, isto é, composto de várias pequenas ferramentas capazes de exercer pequenas operações. O Linux veio como tal, depois adicionou serviços mantendo sempre um kernel (núcleo) bem feito e estável. O Linux em si é um simples sistema operativo em texto unicamente que funciona em alta performance e baixo custo, o que hoje em dia vemos, não é instalar o kernel do linux e sim uma distribuição linux como Ubuntu, Mint, Elementary, Fedora, CentOS, etc. Essas distribuição em cima de um Kernel Linux e adicionam funcionalidades como um desktop gráfico, no Ubuntu é o LightDM, essa imagem que tu ver do ubuntu, é o LightDM do Ubuntu rodando sobre o Kernel Linux my boy.



E Android

O Android pode ser encarado como uma distribuição Linux? Sim, pode. Ela tem todas as características de uma, o que a torna tão diferente é o hardware que ela foca. Enquanto os outros sistemas focam em computadores gerais podendo ser instalado na maioria dos computadores do mundo, o Android foca em hardware mais especifico, ele inicialmente era apenas uma ideia ambiciosa de um grupo de cientistas que buscam melhores soluções para os dispositivos portáteis e conseguiram! Com o Kernel já muito bom do Linux, o Android foi desenvolvido em cima.

O primeiro smartphone a usar o Android foi o T-Mobile G1 (HTC Dream), fabricado pela Google junto com a HTC em 2008, sem contar que em 2010 a própria Google com parceria com a SamSung lança a linha Nexus.

Android Puro

Os chamados 'Androids puro' são simplesmente o sistema Android sem as firulas que o Google e empresas privadas como os vendedores do aparelho injetam sem a sua permissão no dispositivo. Sabe aquele app que veio junto com teu celular,  mas tu nunca usou e não pode remove-lo? Esse app é a firula que eu cito aqui.
Esses Android puros, ou, custom rom, rom customizada, são bem mais leves e prezam mais por valores como privacidade, auto administração, etc.
Exemplos dessas roms são:

[CyanogenMod](www.cyanogenmod.org/)
[Pac-Rom](www.pac-rom.com/)
[Paranoid Android](www.paranoidandroid.co/)
[OmniRom](https://omnirom.org/)
[SlimRom](www.slimroms.net/)
[MIUI](en.miui.com)

Todos os fornecedores de rom customizada disponibilizam tutoriais, documentação e manuais para instalação e checagem de compatibilidade com seu aparelho, cheque a compatibilidade antes de instalar algo!

História do Android

# 2003 - Cidade Palo Alto, Califórnia, desenvolvido por Andy Rubin, Rich Miner, Nick Seans e Chris White. A ideia era um sistemas para câmeras digitais, mas viram que daria certo e focaram na área mobile. Seu objetivo era ser um novo sistema de interface simples, funcional e integrado a vários aplicativos através de open source, baseado em kernel Linux.

# 2005 - Google compra Android Inc., surge a Google Mobile Division.

# 2006 - Lançamento do protótipo com o nome " Sooner" com aparência da BlaclBerry, sem o touchscreen.

#2007 - Fundação da Open Handset Alliance que é a aliança entre Samsung, Sony, HTC, algumas operadoras americanas como Sprint, Nextel e T- Mobile, essa união teve como objetivo uma plataforma de código aberto para Smartphones.

# 22 de Outubro de 2008 - Primeiro Android Comercial, o HTC Dream.

Versões




Suas versões seguem em ordem alfabética e possuem nomes de doces.

# 2007 a 2008 - Android Alpha e Beta: Alpha: Astro Boy, Bender ou R2-D2; Beta: Disponível ao público

# 2008 - Android 1.0 Astro - 1ª Versão comercial pela HTC Dream

# 2009 - Android 1.1 Battenberg

# 2009 - Android 1.5 Cupcake

# 2009 - Android 1.6 Donut

# 2009 ~ 2010 Android 2.0 Éclair

# 2010 Android 2.2 Froyo

# 2010 ~2011 Android 2.3 Gingerbread

#2011 Android 3.0 Honeycomb

#2011 ~ 2012 Android 4.0 Ice Cream Sandwich

#2012 Android 4.1 Jelly Bean

# 2013 ~2014 Android 4.4 KitKat

# 2014 Android 5.0 Lollipop

# 2015 Android 6.0 Marshmallow

# 2016 Android 7.0 Nougat

Conclusão

A ideia do Android é muito interessante por ele ser um sistema open source - código livre, aberto, que pode ser sempre atualizado, porém as grandes empresas de aparelhos celulares é que detém essas atualizações, e muitas vezes eles não liberam essas atualizações para que o aparelho fique absoleto, mas não que o físico em si fique antigo, mas o sistema, pois ele acaba tendo algumas avarias por exemplo: seu aparelho começa a travar muito, desliga do nada, fica com a memória muito cheia e difícil de remover os aplicativos, pois ele fica preso ao sistema estabelecido pela empresa, mas quando se coloca uma rom customizada, que é deixar o android puro, você consegue baixar essas atualizações e pode considerar até que tem um novo android contigo.
Isso nada mais é que uma jogada mercantilista, pois faz que o produto sempre seja comprado o tempo  todo, gerando uma obsolescência planejada, e continua venda de produtos, mantendo o mercado e a insatisfação humana de sempre querer adquirir novos produtos, mesmo tendo um de bom uso.