Conheça nosso Grupo De Estudos!



Internet Livre




A rede mundial de computadores, a internet, foi criada na guerra fria primeiramente usada por militares como meio de comunicação caso os inimigos cortassem os meios de telecomunicação. O desenvolvimento da mesma só veio na década de 90 quando começou alcançar a população, partir de 2004 vieram as febres das redes sociais, primeiramente o orkut depois, Facebook, Twitter, Instagram, Google + e afins. Nos dias atuais torna-se mais acessível para a maioria da população e vem ganhando cada vez mais espaço seja em domicílio, empresas, escritórios, chegando a conclusão que hoje tudo gira em torno da mesma, entretanto, ainda existe a precaridade em alguns pontos onde poderiam ser muito mais proveitosos.

No mundo moderno, a internet por proporcionar a facilidade de comunicação a distância, se tornou um meio essencial e indispensável para a nossa convivência, vivemos praticamente conectados aos nossos aparelhos digitais, muitas vezes nos tornamos tão dependentes deles que esquecemos de separar o mundo virtual do real, deixamos de lado a comunicação visual, o lado humano, e passamos a adotar um comportamento "mecanizado", a partir desse ponto, o meio tecnológico passa a ser utilizado não como forma de integração, mas sim de exclusão. Uma forma de não adotar esse comportamento é estar sempre atento ao tempo gasto na internet. Grande parte da população está conectada a internet, entretanto há uma minoria que não tem acesso a mesma, uma minoria que é afetada pelas vulnerabilidades sociais e muitas vezes é ignorada e tida como invisível, através do meio digital, essas minorias, que uma vez caladas, tem o poder de ganhar voz. Além de servir como um meio que possibilita a liberdade de expressão, a internet também serve como instrumento de incentivo a leitura e aprendizado, há uma diversidade de livros, cursos e conteúdos didáticos disponíveis online.

A internet deve ser livre para todos, independentemente de classes sociais. Nas zonas periféricas a internet pode ser muito mais proveitosa, seja para educação, informação e entretenimento. No mundo tecnológico a internet tem poder de dar voz as minorias, incluí-las de forma mais participativa socialmente e gerar mudanças nesse mesmo meio, um exemplo são as iniciativas de pessoas que se dedicam em prol das comunidades, iniciativas essas que podem ganhar força na internet, levando a mensagem de sua causa para o mundo, adquirindo maior apoio e tornando sonhos de mudanças em realidade.

Utilizando essa ferramenta útil que temos em mãos com sabedoria e um propósito positivo podemos triunfar e alcançar objetivos de mudança na sociedade, porém a mudança começa em nós mesmos, em nossos pensamentos e atitudes, nos auto-conscientizando para que possamos não só levar uma mensagem de auto-questionamento aos demais, porém também de exemplo.